Coordenador : Silvana Mendes Lima
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398613.2206.85254.11092023
Departamento/Setor: GSI
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O público alvo do curso são estudantes de licenciatura da Universidade Federal Fluminense e de outras universidades, e docentes da rede municipal de Niterói e de Maricá
Objetivo
Objetivo Geral: Discutir os usos dos conhecimentos indígenas, principalmente no âmbito escolar, problematizando as políticas públicas voltadas para sua valorização e divulgação. Objetivos específicos: 1. Estimular uma formação inicial e continuada sensível às discussões sobre culturas e história indígenas, conhecimentos tradicionais e suas possibilidades educativas. 2. Organizar um curso de língua e cultura guarani, destinado a professores em exercício e alunos de diversas áreas e licenciaturas da universidade. 3. Pesquisar e reunir livros, vídeos e diversos recursos didáticos voltados para o ensino das culturas e história indígenas. 4. Apresentar trabalho na Mostra Pedagógica promovida anualmente pelo SEPE-Niterói, que retratem o processo de ensino e aprendizagem que o curso de língua e cultura guarani produziu entre os cursistas. 4. Elaborar relatório final.
Resumo
O curso é um desdobramento do projeto de extensão Patrimônio Cultural, Conhecimentos Tradicionais e Educação Indígena, que objetivou o desenvolvimento de reflexões e ações voltadas para a valorização e divulgação do patrimônio cultural indígena no âmbito da educação básica e superior, privilegiando uma abordagem interdisciplinar. Este curso pretende atender a demanda de maior qualificação que recebemos ao longo desses anos por parte de professores de educação básica e de alunos de diversas áreas e de licenciaturas da UFF e de outras universidades. Busca-se assim contribuir para a implementação da lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena nos currículos das escolas públicas e privadas da educação básica, considerando sua grande riqueza e contribuição para a compreensão da diversidade cultural brasileira. Para tanto, organizamos e realizamos um curso de língua e cultura guarani, ministrado pelo professor guarani Alberto Alvares, para uma turma de 40 pessoas, sendo integrada por 20 professores da rede municipal de Niterói e 20 estudantes de graduação e pós-graduação da UFF e de outras universidades do Rio de Janeiro. Cabe ressaltar que o curso busca, além do ensino e valorização de uma das línguas indígenas com mais falantes no país, promover a experiência de vivenciar outras formas de escuta, de aprendizagem e de compreensão do mundo.